domingo, 7 de agosto de 2016

GUAMARÉ SE DESPEDIU DO SEU FILHO ILUSTRE. ESTEJA COM DEUS, CHICO DE ISABEL!


Neste sábado (06.08.16), Guamaré se cobriu de tristeza ao se despedir do seu filho ilustre, um dos ícones culturais do município. Francisco José de Santana ou Chico de Isabel como era carinhosamente chamado por todos. Seu corpo foi velado no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde durante muitos anos de sua vida, dedicou-se com fé e devoção a missão de cumprir os princípios cristãos.



Era grande a comoção dos parentes e amigos ao despedir-se de Chico de Isabel. Muitas lágrimas, muita emoção marcou o seu velório na tarde desse sábado.

Maria Santos e Gonzaga Filho, ambos coordenadores do Centro Cultural de Guamaré, que tem o nome de Francisco José de Santana como referência na cultura do município, fizeram as honras juntamente com a historiadora guamareense Maria Jandir Candéas e o com o poeta cordelista Francisco de Bethânia.

O poeta/artista plástico Gonzaga Filho leu a seguinte mensagem:



Gonzaga Filho
Coordenador do CCFJS

Francisco José de Santana, ou como é conhecido o nosso querido Chico de Isabel, apesar de tantos problemas em sua vida jamais se entregou a tristeza, sempre foi alegre e soube cultivar as boas amizades. Responsável pelas festas que acontecia antigamente, como São João na Roça, Carnaval (criou o Bloco do Sabiá), Peças Teatrais, sendo o primeiro a encenar a Paixão de Cristo em Guamaré.

Antes, já com a sua saúde debilitada ficava sentado na calçada de sua residência, a observar a beleza do Rio Miassaba. Bom de história sobre a cultura local, gostava de prosear sobre as atividades culturais de épocas passadas.

Mas, no dia 05.08.2016 (sexta feira), Deus chamou este ser iluminado para morar ao seu lado. É difícil para os parentes e amigos aceitar essa perda, mas tudo está sob o comando do Grande Arquiteto do Universo e é ele que determina a hora de todos.

Portanto, nós que somos guamareenses e que labutamos com a cultura, nos despedimos de uma forma triste, mas ao mesmo tempo sabedores que ele cumpriu a sua missão aqui no plano terrestre, deixando os seus frutos na área cultural.

O Centro Cultural Francisco José de Santana está de luto, e mesmo coberto de negro pelo dor, aplaudimos o trabalho desse baluarte da cultura guamareense e pedimos que Deus o acolha em seus divinos braços.

“Aqueles que amamos nunca nos abandona,
Simplesmente partem antes de nós”



Maria Jandir Candéas
Historiadora Guamareense

A historiadora guamareense Maria Jandir Candéas falou sobre a infância e a trajetória pessoal e cultural de Francisco José de Santana (Chico de Isabel), de quem ela foi muito amiga desde a sua infância. As suas palavras se faziam gotas de saudades em todos os presentes.


Francisco de Bethânia
Poeta Cordelista

Logo em seguida, o poeta cordelista Francisco de Bethânia leu um cordel de sua autoria, feito em homenagem ao nosso querido Chico de Isabel.

Só quem pode adiar
Do mundo essa partida
É Deus pai, nosso senhor
Que a cada um deu a vida
Quem fica lembra e chora
E aquele que vai embora
Só nos resta a despedida

O Centro Cultural se despede
De um dos grandes defensores
E para reverenciar
Para agora os seus tambores
Pra um minuto de silêncio
Versos rimas e repentes
Se junta admiradores

Sai de cena mais um artista
Parte para o andar de cima
Mas deixa o seu legado
Pra meninos e meninas
Pra poder ser estudado
Na história ser cantado
Como os professores ensina

O seu nome é lembrado
Por amigos e o prefeito
Hélio Willamy muito antes
Viu o valor e o respeito
Por sua desenvoltura
E amor pela cultura
E tudo que ele tem feito

Pelos serviços prestados
E suas contribuições
Para o bem do município
E até nas devoções
Procissões e romarias
Terços, missas que pedia
Como católico cristão

Devoto de São Francisco
Todo ano em romaria
Nas festas do padroeiro
Em sua casa recebia
Pra fazer o encerramento
Dos católicos o maior momento
Da igreja o padre fazia

A arte reflete a imagem
E Gonzaga lhe pintou
Os livros contam a história
Nas letras do escritor
E Maria lhe mostrava
Nas peças que encenava
No teatro que recriou

A música em meio tom
O som suave desperta
O artista para e pensa
Nas ruas pouca conversa
Nos passos lentos se vai
Levando que parte em paz
Saudade triste e discreta

Patrono daquela casa
Nela deixaste estampado
O teu nome para sempre
Por muitos será lembrado
E quem te conheceu
Sabe que tu mereceu
Ficar na história marcado

Como no Terço dos Homens
Na primeira formação
Nos caminhos da igreja
Grande participação
Com o incentivo de Jandir
Você pode construir
Uma melhor interação

Saudade serão eternas
De todos que aqui deixou
Amigos e familiares
Sentindo choram essa dor
Pedindo pra poder sarar
Remédio para Deus cuidar
Da Guamaré que ele tanto amou

Francisco José de Santana
Tu fizeste o teu papel
Só pedimos a Jesus
Conduzir você no céu
O melhor Deus te guardou
Pra aqueles homens de amor
Igual Chico de Isabel


Depois que o padre Flávio fez a oração e o sacramento sobre o ataúde, os familiares tiveram ainda um tempo com o caixão aberto para se despedirem de seu ente querido.





O sol se despedia do sábado, quando o corpo de Chico de Isabel se despedia do Santuário o qual ele tanto amou e dedicou grande parte da sua vida. Saiu o cortejo em direção ao Campo Santo, onde Chico voltará ao pó do qual veio ao mundo.







Uma multidão acompanhava o cortejo fúnebre pelas ruas de Guamaré, cantando músicas sacras que Chico tanto gostava de ouvir. Pessoas paravam para reverenciar aquele que dividiu o seu amor pelos seus filhos/sobrinhos, pela fé e devoção e também pela cultura guamareense.





Amigos como o prefeito Hélio Willamy, o presidente da Câmara Municipal, o vereador Eudes Miranda, o ex-prefeito Emilson de Borba (Lula) e sua esposa Celiana, além do padre Flávio e outros membros da igreja seguiram o cortejo até o cemitério local, onde se despediram do filho ilustre de Guamaré.






Uma lua brilhante minguava no céu, no momento em que a terra abraçava o seu filho de volta. No mesmo instante, também minguava a cultura guamareense com a perda de Chico de Isabel. Partia ali, naquele momento, muito da história de Guamaré. Mas, o seu legado será lembrado para sempre pelos guardiões da cultura guamareense e o seu nome será eternizado no CENTRO CULTURAL FRANCISCO JOSÉ DE SANTANA.



Que Deus receba em seus braços, o nosso querido Chico de Isabel.

(*) Imagens: Gonzaga Filho e Alexandre Barbosa

Nenhum comentário: